conflitos

Conflitos na Organização

 A existência de um conflito e consequentemente a sua gestão implica trabalhar com grupos e tentar romper alguns dos estereótipos vigentes na organização.

Para a gestão de um conflito, é importante conhecê-lo, saber qual é sua amplitude e como estamos preparados para lidar com eles.

Desta forma a gestão de conflitos Implica envolvimento de 2 ou mais pessoas, que se divergem em pelo menos um aspeto e partilha aspectos comuns. É um processo sequencial e implica uma solução partilhada.

Para lidar com os conflitos é importante:

1. Criar uma atmosfera efetiva

2. Esclarecer as perceções;

3. Focalizar em necessidades individuais e compartilhadas;

4. Construir um poder positivo e compartilhado;

5. Desenvolver passos para a resolução;

6. Estabelecer acordos de benefícios mútuos

Resolução de Conflitos

Saber comunicar:  a solução possível para os problemas está na boa comunicação.

Saber ouvir: ouvir ativamente, demonstrar interesse pela pessoa que fala e pelo conteúdo dito é importante

 Saber perguntar Saber perguntar é uma outra faceta do ouvir ativamente, pois quem pergunta conduz a conversa.

 Sugestões para uma Gestão de Conflitos; 

  • Procure soluções, não culpados; 
  • Escute e melhore a sua capacidade de ouvir e falar; 
  • Faça críticas construtivas; 
  • Procure a soluções “ganha-ganha”; 
  • Mostre um exemplo de sucesso; 
  • Evite os preconceitos; 
  • Mantenha a calma e reconheça quando estiver errado; 
  • Não ignore os problemas e saiba lidar com eles.
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