ergonomia_trabalho_doresdecosta

Ergonomia no Posto de Trabalho

A Ergonomia é a adaptação do trabalho às pessoas (visando produzir bem, com conforto e segurança).                                                                                                     Hudson de Araujo Couto

Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa

Ergonomia é um conjunto de ciências e tecnologias que procura o ajuste produtivo, confortável e seguro entre o ser humano e o seu trabalho. Tem como principal objetivo a segurança e bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com os sistemas produtivos.

Atua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde os stresses físicos nas articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos fatores ambientais que possam afetar a audição, visão, conforto e principalmente a saúde.

A ergonomia baseia-se em muitas disciplinas em seu estudo dos seres humanos e seus ambientes, incluindo antropometria, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia.

Porque usar a Ergonomia?

  • A Necessidade de melhoria das práticas das tarefas com: Eficácia, Segurança, Qualidade.
  • Novas tecnologias
  • Mercado Competitivo
  • Produtividade x qualidade

“Toda a parte do corpo se tornará sadia, bem desenvolvida e com envelhecimento lento se exercitadas; no entanto, se não forem exercitadas, tais partes se tornarão susceptíveis a doenças, deficientes e envelhecerão precocemente.”   

     (HIPÓCRATES)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s